Espaço para comunicar erros nesta postagem
O prefeito de Engenheiro Beltrão, Júnior Garbim (PSB), se manifestou na última semana sobre a polêmica em torno da taxa de lixo cobrada diretamente na conta da Sanepar. Em pronunciamento, o prefeito explicou os motivos da cobrança e os custos envolvidos na gestão dos resíduos sólidos no município.
Segundo Garbim, a cobrança se tornou necessária após a desativação do antigo aterro sanitário e a implantação de uma área de transbordo, onde o lixo coletado é encaminhado para outro município para destinação final. Isso obrigou a prefeitura a contratar uma empresa especializada para realizar o transporte dos resíduos, gerando novos custos operacionais.
O prefeito destacou que a taxa média cobrada dos contribuintes varia entre R$ 5 e R$ 20, conforme o perfil de consumo. Para indústrias, o valor pode chegar a R$ 70 mensais, conforme previsto em regulamento.
Como forma de compensar o impacto no orçamento dos cidadãos, o prefeito anunciou que já realiza um estudo para reduzir pela metade o valor da taxa de iluminação pública. A medida, segundo ele, visa equilibrar as finanças públicas e, ao mesmo tempo, aliviar os custos da população.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Nossas notícias
no celular