A primeira frente fria do inverno avançou pelo Paraná nesta segunda-feira (22), trazendo chuva, trovoadas e rajadas de vento que superaram os 50 km/h em diversas regiões do estado.

De acordo com o Simepar, o sistema atingiram todas as regiões ao longo do dia, seguido pela chegada de uma massa de ar polar que provocará forte queda nas temperaturas durante a semana.

Rajadas intensas foram registradas em cidades do Oeste e Sudoeste, com destaque para São Miguel do Iguaçu, que teve vento de 55,8 km/h. O órgão também alerta para risco de temporais, com possibilidade de alagamentos, queda de árvores e danos em estruturas.

Com a mudança no tempo, cidades como Campo Mourão e região já registraram temperaturas abaixo de 10°C nesta manhã.

O frio começou a se intensificar a partir da noite desta segunda-feira, com queda acentuada nas temperaturas. Na terça-feira (23), o amanhecer foi gelado em todo o estado, com sensação térmica ainda menor devido aos ventos.

A quarta-feira (24) deve ser o dia mais frio da semana, com possibilidade de recordes de temperatura mínima e até marcas negativas na região Sul do Paraná. Há previsão de geadas em várias regiões, inclusive em áreas do Norte do estado.

A partir de quinta-feira, o frio começa a perder força gradativamente, embora as manhãs ainda devam ser frias em todo o Paraná.

O Simepar segue monitorando a evolução do tempo e prevê o retorno das chuvas no próximo fim de semana.