ColunaNews

Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Construsul
Construsul

Política

Sessão da Câmara de Barbosa Ferraz tem presença de servidores e mantém veto do prefeito a emenda sobre reajuste

Durante a sessão, vereadores criticaram o ex-prefeito Miliossi e dois deles, Luciano Soares e Valdir Paes, cobraram postura diferente do ex-gestor ao usar programa de rádio e, na fala deles, se fazer passar como se ainda fosse prefeito

Por Claudiney rato
Por Por Claudiney rato
Sessão da Câmara de Barbosa Ferraz tem presença de servidores e mantém veto do prefeito a emenda sobre reajuste
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Barbosa Ferraz deste mês de abril, realizada nesta segunda-feira (7), foi marcada por grande participação popular, especialmente de servidores públicos municipais, que acompanharam a votação do veto do prefeito Carlos Caxão (PSD) à emenda proposta pelos vereadores Luciano Soares de Souza (PP) e José Augusto Macedo (PSD), relacionada ao projeto de lei de reajuste salarial dos servidores do Executivo.

Por maioria absoluta, os vereadores mantiveram o veto do Executivo, fazendo com que o projeto siga agora para sanção na forma original, sem a modificação sugerida.

Vereadores criticam ex-prefeito Miliossi

Durante o uso da tribuna, além do tema do reajuste, os vereadores também discutiram a atuação do ex-prefeito Edenilson Miliossi, que foi duramente criticado por usar um programa de rádio local para tratar de assuntos relacionados à gestão pública atual e responder falas de vereadores durante sessões da Câmara, mesmo não ocupando mais cargo público na administração da cidade. Os vereadores Luciano Soares e Valdir Paes cobraram uma postura mais responsável por parte do ex-prefeito, alegando que ele tenta transmitir, aos ouvintes da rádio, a imagem de ainda estar à frente do Executivo. No último sábado (5), o ex-prefeito Miliossi foi até a rádio e momentos antes do atual prefeito dar uma entrevista, ele participou de outra entrevista e falou praticamente de todas as ações que seriam pauta do prefeito Carlos Caxão naquela ocasião. A postura do ex-prefeito Miliossi causou revolta nos dois vereadores que usaram a tribuna da câmara nesta sessão para falar sobre o tema.

Publicidade

Leia Também:

Semana da Agricultura Familiar aprovada em definitivo

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 011/2025, de autoria dos vereadores André de Souza, Fabrício de Sá e Valdecir José Moretti, que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar no município. O projeto segue agora para sanção do prefeito.

Ofícios

Durante a sessão, também foram apresentados e lidos diversos ofícios e indicações:

  • Ofícios do Executivo (nº 139 a 143/2025) em resposta a requerimentos de vereadores.

  • Convocação para Audiência Pública da LDO 2026, marcada para o dia 14/04/2025, às 15h, na sede da Câmara.

  • Envio, pelo Tribunal de Contas do Estado, do acórdão com parecer prévio das contas do ex-prefeito Edenilson Miliossi, referentes ao exercício financeiro de 2023.

Indicações e solicitações apresentadas

Entre as indicações e ofícios, destacam-se:

  • Instalação de câmeras de segurança nas escolas e creches municipais (ver. Lucas Andrade).

  • Melhoria na composição da cesta básica da Assistência Social (ver. Fabrício de Sá).

  • Substituição dos quadros de giz por quadros de pincel na Escola Jacira (ver. Professor Luciano).

  • Poda das árvores (grevílias) do complexo esportivo (ver. Fabrício de Sá).

  • Pedido ao deputado Denian Couto para aquisição de maquinários agrícolas à AGRIPELON (vers. Hamilton e Lucas Andrade).

  • Solicitação ao DER para manutenção nas cabeceiras das pontes sobre o Rio Lontra, nas PRC-369 e PR-549.

  • Pedido ao secretário Márcio Nunes para doação de tendas para eventos (ver. André de Souza).

  • Pedido ao deputado Soldado Adriano José para instalação de torre de telefonia no distrito de Bourbônia (vers. Fabrício e Luciano).

Novo projeto em tramitação

Passou a tramitar na Casa o Projeto de Lei nº 015/2025, do Executivo Municipal, que autoriza a cessão de uso do prédio da Escola Arthur Costa e Silva, no distrito de Paraíso do Sul, à Secretaria de Estado da Educação (SEED), em regime de dualidade administrativa.

Ao final da sessão, o presidente da Câmara, vereador André de Souza, reafirmou o compromisso do Legislativo com a ética, legalidade e transparência, ressaltando que o trabalho dos vereadores é voltado para os interesses coletivos da população de Barbosa Ferraz.

 

Comentários:
PMBF
PMBF
pmbf
pmbf