A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Barbosa Ferraz deste mês de abril, realizada nesta segunda-feira (7), foi marcada por grande participação popular, especialmente de servidores públicos municipais, que acompanharam a votação do veto do prefeito Carlos Caxão (PSD) à emenda proposta pelos vereadores Luciano Soares de Souza (PP) e José Augusto Macedo (PSD), relacionada ao projeto de lei de reajuste salarial dos servidores do Executivo.
Por maioria absoluta, os vereadores mantiveram o veto do Executivo, fazendo com que o projeto siga agora para sanção na forma original, sem a modificação sugerida.
Vereadores criticam ex-prefeito Miliossi
Durante o uso da tribuna, além do tema do reajuste, os vereadores também discutiram a atuação do ex-prefeito Edenilson Miliossi, que foi duramente criticado por usar um programa de rádio local para tratar de assuntos relacionados à gestão pública atual e responder falas de vereadores durante sessões da Câmara, mesmo não ocupando mais cargo público na administração da cidade. Os vereadores Luciano Soares e Valdir Paes cobraram uma postura mais responsável por parte do ex-prefeito, alegando que ele tenta transmitir, aos ouvintes da rádio, a imagem de ainda estar à frente do Executivo. No último sábado (5), o ex-prefeito Miliossi foi até a rádio e momentos antes do atual prefeito dar uma entrevista, ele participou de outra entrevista e falou praticamente de todas as ações que seriam pauta do prefeito Carlos Caxão naquela ocasião. A postura do ex-prefeito Miliossi causou revolta nos dois vereadores que usaram a tribuna da câmara nesta sessão para falar sobre o tema.
Semana da Agricultura Familiar aprovada em definitivo
Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 011/2025, de autoria dos vereadores André de Souza, Fabrício de Sá e Valdecir José Moretti, que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar no município. O projeto segue agora para sanção do prefeito.
Ofícios
Durante a sessão, também foram apresentados e lidos diversos ofícios e indicações:
-
Ofícios do Executivo (nº 139 a 143/2025) em resposta a requerimentos de vereadores.
-
Convocação para Audiência Pública da LDO 2026, marcada para o dia 14/04/2025, às 15h, na sede da Câmara.
-
Envio, pelo Tribunal de Contas do Estado, do acórdão com parecer prévio das contas do ex-prefeito Edenilson Miliossi, referentes ao exercício financeiro de 2023.
Indicações e solicitações apresentadas
Entre as indicações e ofícios, destacam-se:
-
Instalação de câmeras de segurança nas escolas e creches municipais (ver. Lucas Andrade).
-
Melhoria na composição da cesta básica da Assistência Social (ver. Fabrício de Sá).
-
Substituição dos quadros de giz por quadros de pincel na Escola Jacira (ver. Professor Luciano).
-
Poda das árvores (grevílias) do complexo esportivo (ver. Fabrício de Sá).
-
Pedido ao deputado Denian Couto para aquisição de maquinários agrícolas à AGRIPELON (vers. Hamilton e Lucas Andrade).
-
Solicitação ao DER para manutenção nas cabeceiras das pontes sobre o Rio Lontra, nas PRC-369 e PR-549.
-
Pedido ao secretário Márcio Nunes para doação de tendas para eventos (ver. André de Souza).
-
Pedido ao deputado Soldado Adriano José para instalação de torre de telefonia no distrito de Bourbônia (vers. Fabrício e Luciano).
Novo projeto em tramitação
Passou a tramitar na Casa o Projeto de Lei nº 015/2025, do Executivo Municipal, que autoriza a cessão de uso do prédio da Escola Arthur Costa e Silva, no distrito de Paraíso do Sul, à Secretaria de Estado da Educação (SEED), em regime de dualidade administrativa.
Ao final da sessão, o presidente da Câmara, vereador André de Souza, reafirmou o compromisso do Legislativo com a ética, legalidade e transparência, ressaltando que o trabalho dos vereadores é voltado para os interesses coletivos da população de Barbosa Ferraz.
Comentários: