O Caminho Iniciático de Santiago de Compostela no Paraná, com 104 quilômetros de extensão, atravessando os municípios de Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix, será finalizado até março de 2025. A empresa responsável pela execução da sinalização estabeleceu cinco metas principais como: Análise topográfica do percurso; Estudo histórico dos pontos para as placas; Validação geográfica das coordenadas; Adequação do projeto para impressão e Fabricação e instalação das placas.
O avanço desse projeto foi viabilizado pelo repasse de R$ 820 mil do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo (Setu). Esses recursos, formalizados pelo termo de fomento nº 015/2024, foram destinados à Associação dos Municípios do Paraná (AMP) para garantir maior agilidade na execução. O prazo inicial de 120 dias poderá ser prorrogado mediante justificativa.
A decisão de repassar a verba à AMP, em vez da Adeturs, foi elogiada pelos líderes do projeto, incluindo o padre Gaspar Gonçalves da Silva, Capelão do Caminho, que destacou a importância do turismo religioso e da colaboração entre as partes.
O Caminho, o primeiro fora da Europa, teve sua implantação iniciada em julho de 2022 e faz parte de um plano de quatro anos que visa consolidar a rota com sinalização-padrão e cumprir os requisitos internacionais estabelecidos pela Associação Internacional para a Cooperação Turística (Asicotur). A iniciativa reforça o turismo religioso no Paraná, unindo esforços do governo, municípios e setor privado.
REUNIÃO COM PREFEITOS
Nesta semana, o Centro Catequético da Catedral São José, em Campo Mourão, sediou uma reunião envolvendo prefeitos e representantes das cidades participantes do projeto Caminho Iniciático de Santiago de Compostela.
Estiveram presentes representantes dos municípios envolvidos no projeto, como Carlos Caxão, prefeito eleito de Barbosa Ferraz, e a vice-prefeita eleita, Lucinete da Silva; Francisco F. Netto, representante do prefeito Alexandre Donato (Corumbataí do Sul); Altair Molina Serrano, prefeito de Fênix, e seu sucessor eleito, Junior Molina; Eduardo Akira Azuma, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, além de representantes da Secretaria de Turismo do Paraná e da Adeturs.
A reunião contou ainda com a participação de líderes religiosos e coordenadores do projeto.
O encontro teve como principal objetivo apresentar os detalhes do projeto, discutir os próximos passos e fortalecer a cooperação entre os municípios envolvidos.
Comentários: