Na última quinta-feira (05), a Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho (MDB), conhecido como Rudão Gimenes, da vice-prefeita Patricia Millo Marcomini (PSD) e do suplente de vereador Ezequiel Tavares Alves (PSD). A decisão foi proferida pelo juiz eleitoral Ricardo José Lopes, e ainda cabe recurso.
A cassação teve como base denúncias de que os três teriam promovido um churrasco com a distribuição de canos de PVC em troca de votos durante a campanha eleitoral de 2024 — conduta considerada como compra de votos pela legislação eleitoral. Os acusados negam as acusações.
Apesar da sentença, os três continuam nos cargos até que o processo transite em julgado, ou seja, até que sejam esgotadas todas as possibilidades de recurso.
O caso agora segue para instâncias superiores da Justiça Eleitoral, que deverão julgar os recursos eventualmente apresentados pelas defesas. Se confirmada a cassação em última instância, novas eleições poderão ser convocadas para a escolha de novos gestores no município.
Comentários: