A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) está investindo R$ 24,6 milhões na aquisição de 1.400 armas eletrônicas de incapacitação neuromuscular da empresa americana Axon Enterprise. Com o objetivo de fornecer às forças de segurança do estado equipamentos de menor potencial ofensivo, o projeto inclui não apenas as armas, mas também acessórios como coldres táticos, cartuchos, bases de carregamento, e trajes para treinamento.
Distribuídas entre as forças policiais, a aquisição contempla 1.000 armas para a Polícia Militar, 300 para a Polícia Civil, 98 para a Polícia Penal, e duas para a Polícia Científica. Além disso, três óculos de realidade virtual serão disponibilizados para treinamentos sem disparos.
O contrato inclui testes e uma inspeção inicial do equipamento ainda neste ano nos Estados Unidos, com os treinamentos e operações das forças policiais paranaenses programados para o primeiro semestre de 2025. Uma comissão técnica da Sesp, formada por especialistas, auxiliou na escolha dos modelos de armas mais adequados, beneficiando-se de uma ata de Registro de Preço da Polícia Rodoviária Federal. Isso possibilitou um aumento no volume dos equipamentos e uma redução de custo por unidade.
O financiamento do projeto provém do Tesouro do Estado, do Fundo Estadual de Segurança Pública, e do Fundo Nacional de Segurança.
Comentários: