ColunaNews

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025
Construsul
Construsul

Paraná

Governo do Paraná afirma que irá comprar 1.400 Pistolas Taser para as forças policiais

As 1.400 armas custarão R$ 24,6 milhões em parceria com o Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Segurança

Por Claudiney Costa
Por Por Claudiney Costa
Governo do Paraná afirma que irá comprar 1.400 Pistolas Taser para as forças policiais
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) está investindo R$ 24,6 milhões na aquisição de 1.400 armas eletrônicas de incapacitação neuromuscular da empresa americana Axon Enterprise. Com o objetivo de fornecer às forças de segurança do estado equipamentos de menor potencial ofensivo, o projeto inclui não apenas as armas, mas também acessórios como coldres táticos, cartuchos, bases de carregamento, e trajes para treinamento.

Distribuídas entre as forças policiais, a aquisição contempla 1.000 armas para a Polícia Militar, 300 para a Polícia Civil, 98 para a Polícia Penal, e duas para a Polícia Científica. Além disso, três óculos de realidade virtual serão disponibilizados para treinamentos sem disparos.

O contrato inclui testes e uma inspeção inicial do equipamento ainda neste ano nos Estados Unidos, com os treinamentos e operações das forças policiais paranaenses programados para o primeiro semestre de 2025. Uma comissão técnica da Sesp, formada por especialistas, auxiliou na escolha dos modelos de armas mais adequados, beneficiando-se de uma ata de Registro de Preço da Polícia Rodoviária Federal. Isso possibilitou um aumento no volume dos equipamentos e uma redução de custo por unidade.

O financiamento do projeto provém do Tesouro do Estado, do Fundo Estadual de Segurança Pública, e do Fundo Nacional de Segurança.

Comentários:
PMBF
PMBF