Na madrugada desta sexta-feira, por volta das 03h, a Polícia Militar de Fênix realizava um patrulhamento na Avenida Dr. Joaquim Vicente de Castro, na área central da cidade, após o encerramento das festividades. Durante a ronda, os policiais avistaram um indivíduo suspeito, de jaqueta e calça jeans, que ao perceber a viatura, demonstrou comportamento estranho, escondendo o rosto e algo na cintura.
Ao ser abordado e solicitado a se identificar, o suspeito, um homem de 48 anos, recusou-se e iniciou uma discussão com os policiais, respondendo agressivamente e exibindo sinais de embriaguez. Diante da resistência, os policiais ordenaram que ele colocasse as mãos na cabeça e se virasse de costas, mas ele desobedeceu e ainda resistiu com força a abordagem dos policiais. Foi necessário o uso da força para contê-lo e algemá-lo.
Durante a abordagem, o homem insultou os policiais com termos depreciativos, informou os policiais no Boletim de Ocorrência. "não vou falar porra nenhuma", teria dito o homem preso. Segundo ainda consta no B.O. da PM, o homem ainda teria xingado os policiais de "verme" e "filhos da puta".
A situação se complicou quando várias pessoas, em sua maioria mulheres, tentaram interferir na abordagem policial, com gritos e na tentativa de atrapalhar a abordagem e a detenção do homem. Para dispersar as pessoas que tentavam interferir, os policiais chegaram a usar gás de pimenta. De acordo com o Boletim de Ocorrência, dois dos policiais sofreram ferimentos leves: um teve sangramento nasal e outro sofreu uma torção e arranhões nos dedos.
O suspeito foi preso, e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Engenheiro Beltrão.
Vídeos
Populares gravaram a situação com celular e as imagens, que já circulam pela internet, poderão ser usadas no inquérito da Polícia Civil para confirmar a resistência e interferência de populares na abordagem policial. As imagens são claras e mostram o homem resistindo e pessoas gritando e tentando intervir na abordagem e na prisão do homem.
Ver essa foto no Instagram
Testemunha
Uma testemunha que entrou em contato com a reportagem da COLUNA logo após o ocorrido, relatou que os policiais o abordaram por suspeita dele estar com drogas. A testemunha contou que o homem não é morador de Fênix, mas sim do estado de São Paulo, e sempre está em Fênix para visitar familiares que moram na cidade. A testemunha, uma mulher que estava no local, disse que ele realmente questionou a abordagem e reagiu por não aceitar a situação e não aceitar a firmeza dos policiais, momento em que a esposa do homem ficou nervosa e tentou impedir os policiais de levar o marido. A testemunha disse ainda que primos, a esposa e alguns amigos do homem, ao verem ele sendo preso tentaram intervir na situação.
Comentários: