Nas eleições municipais deste ano no Paraná, 176 das 399 cidades escolheram prefeitos "novatos", que assumirão os cargos pela primeira vez em janeiro de 2025, representando 44% dos eleitos. Já nos 223 municípios restantes, foram eleitos prefeitos reeleitos, ou seja, que já ocuparam o cargo em mandatos anteriores, o que corresponde a 55,8% dos eleitos.
Entre as três cidades que disputaram o segundo turno, duas elegeram novatos: Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba e Tiago Amaral (PSD) em Londrina. Já em Ponta Grossa, a atual prefeita Elizabeth Schmidt (União) foi reeleita.
Região
A lista de prefeitos reeleitos e os que já ocuparam o cargo anteriormente inclui nomes como Junior Garbim (PSB) de Engenheiro Beltrão, Leonardo Romero (PSD), de Quinta do Sol, Alexandre Donato (PSD), de Corumbataí do Sul, e Carlos Caxão (PSD) em Barbosa Ferraz, já nas 176 prefeituras com prefeitos eleitos pela primeira vez abrange uma diversidade de partidos e inclui nomes da região como Junior Molina (PSD) em Fênix e Douglas Fabrício (Cidadania) em Campo Mourão, entre outros representantes que trarão novas lideranças municipais para o estado.
Nas eleições municipais de 2024, dez prefeitos da região da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) conseguiram a reeleição, de um total de treze que concorriam novamente ao cargo. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, ao menos 15 cidades da Comcam terão novos prefeitos a partir de 2025, considerando que a Comcam é composta por 25 municípios.
Comentários: