Na manhã desta terça-feira (29), um agente da 11ª Regional de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), esteve em Barbosa Ferraz para verificar uma suspeita de infestação do inseto popularmente conhecido como “bicho-barbeiro”, transmissor da Doença de Chagas. A visita técnica foi conduzida por Totonho, um dos representantes da regional, em conjunto com agentes de saúde do município.
A confirmação da presença do inseto aconteceu em uma propriedade localizada no bairro Poço Azul, onde foram encontradas três ninfas (formas jovens do inseto): duas dentro da residência e uma em meio a madeiras acumuladas no entorno. Todo o material foi removido cuidadosamente para que a análise fosse realizada de forma precisa.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Mello, reforçou que a descoberta liga um sinal de alerta para outras localidades rurais próximas, como os bairros Lontrinha e Raposinha, além de outras comunidades e distritos, e orientou a população a redobrar os cuidados nas propriedades e informar imediatamente à Secretaria de Saúde em caso de avistamento do inseto.
“É importante que todos fiquem atentos a locais com acúmulo de materiais, frestas em construções, palha, galinheiros e depósitos de madeira, pois são ambientes favoráveis à presença do barbeiro. Em caso de suspeita, não tente capturar o inseto com as mãos e procure imediatamente a equipe de saúde”, alertou o secretário.
As ninfas do barbeiro, assim como os adultos, se alimentam de sangue e podem transmitir a Doença de Chagas se estiverem infectadas com o parasita Trypanosoma cruzi. Leandro Mello lembrou que o controle do inseto exige vigilância contínua, especialmente em áreas rurais.
A Doença de Chagas é uma enfermidade grave que pode causar complicações cardíacas e digestivas crônicas se não for tratada. Leandro Mello disse ainda que a população pode e deve colaborar, informando a Secretaria Municipal de Saúde ou diretamente com os agentes comunitários sobre qualquer suspeita da presença do inseto.
Ver essa foto no Instagram

Comentários: