O Projeto de Lei apresentado pelo vereador Paulo Sérgio Bahia, apresentado ainda no ano passado, tem como objetivo aprimorar a inclusão escolar de estudantes com deficiência por meio de rodas de conversa integradas. Essas rodas de conversa serão realizadas em estabelecimentos de ensino da rede pública da educação básica e terão como foco principal apoiar tanto os estudantes com deficiência quanto seus familiares.
De acordo com a lider do partido União Brasil no município e pré-candidata a prefeita de Barbosa Ferraz, Débora Carvalho, o projeto é crucial para garantir que os estudantes com deficiência tenham um ambiente inclusivo e acessível na escola. Débora afirma que a iniciativa promove a colaboração entre pais, professores, e outros profissionais, criando uma rede de apoio essencial para o desenvolvimento educacional desses alunos. Além disso, ela citou que ao incluir a possibilidade de rodas de conversa virtuais, o projeto se adapta às necessidades modernas, permitindo maior flexibilidade e acessibilidade para todos os envolvidos.
Em suma, a aliada do vereador Sérgio Bahia destaca que essa iniciativa visa assegurar que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, fortalecendo a inclusão e a equidade na educação básica.
Principais Ponto do Projeto de Lei:
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Finalidade das Rodas de Conversa:
- Apoiar os estudantes com deficiência e suas famílias na inclusão escolar.
- Assegurar a participação dos estudantes e familiares sem prejudicar o tempo da jornada escolar.
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Participantes das Rodas de Conversa:
- Famílias e profissionais vinculados ao estabelecimento de ensino, como pais, familiares, professores, funcionários, membros do Conselho Escolar.
- Profissionais que agreguem conhecimentos e esclarecimentos aos temas debatidos.
- Entidades sociais que participem voluntariamente.
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Formato das Rodas de Conversa:
- Podem ocorrer de forma virtual utilizando aplicativos de reuniões virtuais ou meios similares.
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Objetivos das Rodas de Conversa:
- Abordar questões de aprendizagem e acessibilidade no cotidiano escolar.
- Ouvir e encaminhar preocupações e sugestões dos pais e familiares sobre os atendimentos educacionais especializados.
- Obter informações do corpo docente e da equipe gestora sobre o planejamento educacional, medidas implementadas e futuros projetos para o atendimento educacional especializado.
- Garantir que o corpo docente, coordenação e direção exponham os projetos pedagógicos para o atendimento educacional especializado e adaptação às necessidades dos estudantes com deficiência.
- Integrar políticas de atendimento entre a sala de aula regular e o atendimento especializado.
- Proporcionar palestras, seminários e cursos para a comunidade escolar e familiar.
- Identificar deficiências nos trabalhos realizados com alunos com necessidades especiais.
- Promover parcerias que melhorem os atendimentos individualizados, alimentando uma plataforma virtual pública e gratuita com evidências educacionais.
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Ações em Caso de Violação de Direitos:
- A direção escolar deverá remeter ao Conselho Tutelar as principais queixas e eventuais denúncias suscitadas nas rodas de conversa para avaliação de possíveis situações de violação de direitos.
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