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Segunda-feira, 24 de Marco de 2025
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Política

BARBOSA FERRAZ: Lei que aprimora a inclusão escolar de estudantes com deficiência foi criada por Sérgio Bahia e teve apoio de Débora Carvalho

Débora afirma que a iniciativa promove a colaboração entre pais, professores, e outros profissionais, criando uma rede de apoio essencial para o desenvolvimento educacional

Claudiney Costa (rato)
Por Claudiney Costa (rato)
BARBOSA FERRAZ: Lei que aprimora a inclusão escolar de estudantes com deficiência foi criada por Sérgio Bahia e teve apoio de Débora Carvalho
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O Projeto de Lei apresentado pelo vereador Paulo Sérgio Bahia, apresentado ainda no ano passado, tem como objetivo aprimorar a inclusão escolar de estudantes com deficiência por meio de rodas de conversa integradas. Essas rodas de conversa serão realizadas em estabelecimentos de ensino da rede pública da educação básica e terão como foco principal apoiar tanto os estudantes com deficiência quanto seus familiares.

De acordo com a lider do partido União Brasil no município e pré-candidata a prefeita de Barbosa Ferraz, Débora Carvalho, o projeto é crucial para garantir que os estudantes com deficiência tenham um ambiente inclusivo e acessível na escola. Débora afirma que a iniciativa promove a colaboração entre pais, professores, e outros profissionais, criando uma rede de apoio essencial para o desenvolvimento educacional desses alunos. Além disso, ela citou que ao incluir a possibilidade de rodas de conversa virtuais, o projeto se adapta às necessidades modernas, permitindo maior flexibilidade e acessibilidade para todos os envolvidos. 

Em suma, a aliada do vereador Sérgio Bahia destaca que essa iniciativa visa assegurar que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, fortalecendo a inclusão e a equidade na educação básica.

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Principais Ponto do Projeto de Lei:

  1. Finalidade das Rodas de Conversa:

    • Apoiar os estudantes com deficiência e suas famílias na inclusão escolar.
    • Assegurar a participação dos estudantes e familiares sem prejudicar o tempo da jornada escolar.
  2. Participantes das Rodas de Conversa:

    • Famílias e profissionais vinculados ao estabelecimento de ensino, como pais, familiares, professores, funcionários, membros do Conselho Escolar.
    • Profissionais que agreguem conhecimentos e esclarecimentos aos temas debatidos.
    • Entidades sociais que participem voluntariamente.
  3. Formato das Rodas de Conversa:

    • Podem ocorrer de forma virtual utilizando aplicativos de reuniões virtuais ou meios similares.
  4. Objetivos das Rodas de Conversa:

    • Abordar questões de aprendizagem e acessibilidade no cotidiano escolar.
    • Ouvir e encaminhar preocupações e sugestões dos pais e familiares sobre os atendimentos educacionais especializados.
    • Obter informações do corpo docente e da equipe gestora sobre o planejamento educacional, medidas implementadas e futuros projetos para o atendimento educacional especializado.
    • Garantir que o corpo docente, coordenação e direção exponham os projetos pedagógicos para o atendimento educacional especializado e adaptação às necessidades dos estudantes com deficiência.
    • Integrar políticas de atendimento entre a sala de aula regular e o atendimento especializado.
    • Proporcionar palestras, seminários e cursos para a comunidade escolar e familiar.
    • Identificar deficiências nos trabalhos realizados com alunos com necessidades especiais.
    • Promover parcerias que melhorem os atendimentos individualizados, alimentando uma plataforma virtual pública e gratuita com evidências educacionais.
  5. Ações em Caso de Violação de Direitos:

    • A direção escolar deverá remeter ao Conselho Tutelar as principais queixas e eventuais denúncias suscitadas nas rodas de conversa para avaliação de possíveis situações de violação de direitos.

 

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