O prefeito Alexandre Donato, o Xandão (PSD), alcançou uma posição de destaque nas eleições deste ano, tornando-se um dos 18 candidatos no Paraná a não ter concorrentes ao cargo de prefeito. Ele também é o único candidato sem adversários na microrregião de Campo Mourão, que engloba 25 municípios da Comcam.
A popularidade de Xandão em Corumbataí do Sul está am alta, o que levou todos os grupos políticos locais a se unirem em torno de sua candidatura, decidindo mantê-lo como administrador do município por mais quatro anos. Para consolidar essa união, a vereadora Neguinha do Sindicato foi escolhida como vice-prefeita em sua chapa.
No Brasil, apenas 214 localidades, entre os mais de 5,5 mil municípios, terão candidaturas únicas nas eleições municipais deste ano. Desses 214 candidatos únicos, 101 são prefeitos que buscam a reeleição, como é o caso de Xandão.
Mesmo com apenas um nome na disputa, as eleições seguem as mesmas regras padrão. O voto do próprio candidato pode ser suficiente para garantir sua vitória no dia 6 de outubro.
Aqui estão os 18 municípios no Paraná com candidatura única:
- Corumbataí do Sul: Xandão (PSD)
- Atalaia: Duda (PSD)
- Bela Vista do Caroba: Gelson (PSD)
- Floraí: Edna Contin (PSD)
- Guaporema: Beto Castiglioni (PSD)
- Mirador: Fabiano (PSD)
- Bela Vista do Paraíso: Jacaré (PL)
- Enéas Marques: Lupatini (PL)
- Quatiguá: Izilda da Saúde (PL)
- Tupãssi: Cal (PL)
- Lunardelli: Wanderley (MDB)
- Marquinho: Juninho (MDB)
- Pato Bragado: John (PP)
- Esperança Nova: Everton (PP)
- Loanda: Zé Maria (PP)
- Iporã: Robertinho (PSDB)
- São Jerônimo da Serra: Venicius Rosa (Republicanos)
- Verê: Paulo (PRD)
Comentários: