Espaço para comunicar erros nesta postagem
O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer reconstrução dentária completa e gratuita a mulheres que foram vítimas de violência. O pacote de serviços incluirá uma gama de procedimentos, como próteses, implantes e restaurações, visando a reabilitação oral integral.
A novidade foi oficializada pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (5). Esta iniciativa integra um plano de ação mais amplo, divulgado no dia anterior (4), focado no combate ao feminicídio em todo o território nacional.
Para viabilizar o programa, a pasta informou que serão incorporadas 500 impressoras 3D e scanners, que equiparão unidades odontológicas móveis espalhadas por todo o Brasil. Recentemente, 400 novos veículos foram distribuídos, e a expectativa é que mais 800 unidades estejam operacionais até o final deste ano.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância da participação masculina na erradicação da violência de gênero. "Se os homens não se engajarem no enfrentamento à violência contra as mulheres, a gente não vai ganhar essa batalha. As mulheres já lutam por isso há muitos anos, há décadas. Está na hora dos homens entrarem com mais força nessa luta. E a gente, que é da área da saúde, mais ainda", declarou o ministro.
Em outra frente, o Ministério da Saúde comunicou ter solicitado à Organização Mundial da Saúde (OMS) a inclusão do feminicídio como uma categoria específica na Classificação Internacional de Doenças (CID-11). A intenção é conferir maior destaque e precisão aos registros de mortes de mulheres resultantes de desigualdade de gênero, que hoje são frequentemente classificados apenas como agressões.
Para mais informações e atualizações, acompanhe as notícias da Agência Brasil.
Nossas notícias
no celular