Nesta segunda-feira (04), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Quinta do Sol, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu um importante encontro voltado ao fortalecimento da rede de proteção infanto-juvenil. A atividade teve como foco principal a prevenção de violências e o aprimoramento do acolhimento humanizado de crianças vítimas ou testemunhas de violência.

O evento contou com a presença da conselheira Mariza Barbosa, que ministrou uma palestra técnica e conduziu uma roda de conversas com os participantes. O encontro foi realizado em duas turmas, reunindo profissionais da educação, saúde e assistência social do município.

Durante a atividade, foi destacada a relevância da atuação de cada agente público na identificação de sinais e sintomas de negligência, maus-tratos e outras formas de violência. A palestrante também alertou para a urgência nos atendimentos de profilaxia, especialmente nos casos em que o suposto agressor ainda convive com a criança ou adolescente.

Outro ponto fundamental reforçado no encontro foi o cumprimento do Artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que obriga a comunicação imediata de qualquer suspeita de violência por parte dos profissionais das áreas envolvidas.