A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Barbosa Ferraz, nesta quarta-feira (2), recuperou, na Vila Bento, diversas caixas de abelhas que foram furtadas de apicultores do município, causando um grande prejuízo. O trabalho de investigação foi coordenada pelo delegado doutor Marcos Ferreira.
De acordo com as informações da Polícia Civil, na noite de 17 de março, um indivíduo furtou 15 caixas de abelhas de um apicultor na área rural de Barbosa Ferraz, dando um prejuízo de aproximadamente R$ 14 mil reais.
A vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil nesta segunda-feira (1) e, de forma bastante rápida a equipe de investigadores conseguiu desvendar o crime e identificar o autor dos furtos.
"A equipe de investigação tomou ciência nesta segunda-feira dos fatos ocorridos no dia 17 de março, e em poucos dias com a informação repassada, conseguiu localizar a casa do possível autor, sendo feito todo o levantamento na terça-feira e hoje, quarta-feira, houve a apreensão de todas as caixas de abelha que estavam na posse do autor", contou o delegado que relatou também que como o homem não estava em flagrante não foi possível realizar a prisão, contudo as investigações garantiram evidências para que ele seja responsabilizado pelo crime.
Os investigadores, nesta segunda-feira (1), conseguiram identificar, na Vila Bento, um envolvido no furto e localizaram no endereço dele diversas caixas de abelhas. A vítima, que registrou a queixa recentemente, foi avisada, foi até a delegacia e reconheceu 4 caixas. No local havia outras caixas de abelhas sem procedência, e também foram apreendidas para que outras vítimas pudessem fazer o reconhecimento.
Ainda de acordo com o delegado Marcos Ferreira, no ano de 2019, um outro apicultor havia registrado um furto de caixas de abelhas com as mesmas características. Esse produtor acabou sendo chamado agora para verificar as caixas recuperadas e confirmou que 10 delas lhe pertenciam.
O delegado revelou ainda que grande parte do prejuízo do apicultor que registrou a queixa recentemente foi ressarcido com o trabalho dos investigadores. As caixas reconhecidas pelas duas vítimas foram devolvidas a eles.
Ao final, com o inquérito aberto, as vítimas, a esposa do autor do furto e ele foram ouvidos em depoimento.
“Ele relatou que durante a noite de 17 de março teria se dirigido até a propriedade da vítima, e contou que estava embriagado e por isso realizou o furto das caixas de abelhas, mas que não seria de seu costume cometer esse tipo de crime, o que a investigação demonstrou que não procede, já que desde 2019 ele vem realizando esses furtos”, disse o delegado Marcos Ferreira, que finalizou relatando que todas as investigações, indícios e provas apontam para ele como autor desses furtos ao longo desse período.
Com a conclusão do inquérito, o delegado irá encaminhar à Promotoria de Justiça o relatório com o indiciamento do homem que confessou o crime.
Comentários: