As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos de Bourbônia, Ourilândia, Paraíso do Sul e Pocinho, no município de Barbosa Ferraz, foram fechadas nesta quarta-feira (19). Parte do atendimento da unidade do Jardim Primavera também será suspensa. A medida foi determinada após uma denúncia anônima ao Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), apontando a ausência de enfermeiros padrão fixos nas unidades. Os profissionais técnicos de enfermagem, que estavam atendendo, não foram considerados suficientes pelo Coren/PR, que exigiu a presença contínua de enfermeiros padrão e médicos.
Impacto nas Comunidades Rurais: As UBSs dos distritos de Bourbônia, Ourilândia, Paraíso do Sul e Pocinho foram fechadas, assim como parte do atendimento da unidade do Jardim Primavera. Essas unidades atendiam casos menos complexos com técnicos de enfermagem e recebiam visitas de médicos e enfermeiros padrão em dias de plantão, o que há décadas era o principal socorro das comunidades rurais.
Histórico de Ataques Políticos: A gestão do prefeito Miliossi já sofreu ataques políticos anteriormente, com denúncias e críticas direcionadas ao Hospital Municipal e outras áreas da saúde pública. Em um caso específico, uma denúncia anônima com informações falsas sobre o Hospital Municipal Arnaldo Coneglian foi investigada e considerada infundada pela Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (SESA).
Repercussão Política: O prefeito Miliossi atribui o fechamento das UBSs a uma ação da oposição, que estaria utilizando essas denúncias como estratégia para desgastar politicamente a atual administração em um ano eleitoral.
Miliossi lembrou que a garantia de atendimento de qualidade à população, especialmente em áreas rurais, é fundamental e requer um equilíbrio entre cumprir as exigências regulamentares e assegurar a continuidade dos serviços essenciais. Ele disse ainda que a oposição não está pensando na população, apenas nos próprios interesses eleitoreiros e está brincando com a vida da população por esses interesses.
Abaixo a Nota Pública da Prefeitura sobre o caso
A Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz, por seu prefeito Edenilson Aparecido Miliossi, leva a conhecimento público, com tristeza, em especial aos munícipes dos Distritos de Bourbonia, Ourilândia, Pocinho e Paraíso do Sul, que em razão de possível denúncia anônima, dado a proximidade das eleições municipais acredita ser de cunho político, denuncia esta junto ao Coren (Conselho Regional de Enfermagem) que a partir de amanhã 19.06.2024 o atendimento diário dos profissionais técnicos de enfermagem nas UBS destes distritos ficam SUSPENSOS e passarão a ser por escalas em dias da semana, isto porque conforme já trabalhavam há mais de trinta anos (muito mais) sem a presença diária de enfermeiro(a) padrão nas UBS, porém com a supervisão deste, e em razão da denúncia, o Coren notificou a prefeitura que tal atendimento dos técnicos em enfermagem não poderão ser mais realizados sem a presença do enfermeiro(a) padrão, e o município por ora não tem a quantidade destes profissionais concursados e nem tem condições de manter em cada UBS destes distritos diariamente um médico(a), um enfermeiro(a) padrão e um(a) técnico(a) em enfermagem, mais os profissionais de apoio, etc... em razão disto será realizado e afixado em cada UBS a escala semanal de atendimento aos munícipes nas UBS distritais. Informa que estão sendo tomadas todas as providências para minimizar o transtorno à população e em breve será resolvido esta situação. Lamentamos a ocorrência de mais esta denúncia descabida que só vem causar malefícios aos barbosenses dos Distritos que contavam com o atendimento diário dos técnicos em enfermagem nas UBS e que agora passarão a ser por escalas em dias da semana.
Comentários: