Nesta sexta-feira (27), por volta das 09h45, a Polícia Militar de Engenheiro Beltrão foi acionada por um homem de 54 anos informando que, em sua edícula, havia aparecido uma cadela com filhotes em situação de maus-tratos. O animal apresentava um grave ferimento no pescoço, supostamente causado por um fio de cobre com o qual estava amarrado, e ainda sangrava. Um dos filhotes também possuía ferimento na pata, enquanto outro havia se afastado do local.
A PM acionou o responsável pelo canil do município (CEPAN) para prestar socorro aos animais, que foram encaminhados para atendimento veterinário. Em buscas na vizinhança, os policiais localizaram um filhote semelhante ao resgatado no quintal de uma residência, onde também havia um fio de cobre amarrado em um cabo de aço e um pote sem água — o que indicava possíveis maus-tratos.
O morador do local, de 21 anos, admitiu ser o tutor dos cães e confessou que havia amarrado a cadela por dois dias, mesmo percebendo o ferimento no pescoço. Ele alegou ter medo de o animal fugir por falta de portão no quintal. Diante dos fatos, a equipe deu voz de prisão ao indivíduo e o conduziu à Delegacia de Polícia. O outro filhote encontrado no quintal também foi resgatado e encaminhado ao canil (CEPAN).
Comentários: