ColunaNews

Terça-feira, 29 de Abril de 2025
CMEB
CMEB

Região

Inaugurada as placas do 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela no Paraná, com trajeto de 105 km até Fênix

O prefeito de Fênix, Junior Molina, levou uma comitiva para o evento. Fênix será o ponto de chegada dos peregrinos — o que garante à cidade um papel de destaque no turismo religioso nacional

Por Claudiney rato
Por Por Claudiney rato
Inaugurada as placas do 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela no Paraná, com trajeto de 105 km até Fênix
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta sexta-feira (04) foi realizada a cerimônia de inauguração das placas de sinalização do 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, um percurso religioso de 105 km que liga os municípios de Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix. O ponto de partida do trajeto é a "Vila Franciscana da Fraternidade O Caminho", e o município de Fênix será o ponto de chegada dos peregrinos — o que garante à cidade um papel de destaque no turismo religioso nacional.

O evento contou com a presença de importantes autoridades religiosas e políticas, como o Administrador Diocesano Pe. Genivaldo Barboza, os bispos Dom Mário Spaki (Diocese de Paranavaí) e Dom João Mamede Filho (Diocese de Umuarama), além de padres, diáconos, prefeitos da região e o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. Cerca de 150 pessoas participaram da cerimônia.

O prefeito de Fênix, Junior Molina, esteve presente com uma comitiva do município, composta pelo vice-prefeito Pelé Estefani, a primeira-dama Daya Molina, secretários municipais, servidores e lideranças locais. A comitiva acompanhou a cerimônia de abertura e participou de uma caminhada simbólica de inauguração da sinalização do trajeto.

Publicidade

Leia Também:

O padre Gaspar Gonçalves, capelão do Caminho de Santiago no Brasil e assessor da Pastur (Pastoral do Turismo), destacou a importância do momento:

“Concluímos mais uma etapa: a sinalização, fundamental para o início das peregrinações. Com essa inauguração, a esperança se renova para que o Caminho Iniciático auxilie na evangelização por meio do Turismo Religioso.”

O bispo Dom Mário Spaki, referencial da Pastur Brasil, também celebrou a iniciativa:

“Esse Caminho Iniciático se insere dentro da expansão da Pastoral do Turismo. A ideia de vinculá-lo ao tradicional Caminho de Santiago cria um espelho brasileiro de um percurso reconhecido mundialmente. É uma oportunidade de reconexão com a fé, com a natureza e com a família.”

O trajeto agora está oficialmente sinalizado e se prepara para receber os primeiros grupos de peregrinos, tornando-se uma nova rota de espiritualidade, contemplação e conexão entre fé e natureza no estado do Paraná.

 

Comentários:
pmbf
pmbf
Construsul
Construsul