Segunda-feira com sol e tempo firme no Sul do país. Contudo, as temperaturas permanecem baixas e há, inclusive, previsão de geada generalizada nos três estados, já que os termômetros devem registrar temperaturas próximas de 0ºC em áreas de baixada do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Não chove em nenhuma área.
Durante a terça-feira, o risco de geada continua nos três estados com a temperatura voltando a subir gradativamente a partir de quarta-feira (3). Tendência da chuva voltar a partir de quinta-feira com a formação de um ciclone extratropical próximo a SC e PR, mas que deve se afastar rapidamente para o oceano sem trazer chuva em grande volume.
Na retaguarda deste ciclone, uma nova frente fria avançará sobre o RS trazendo chuva e temporais com risco de tempo severo entre sexta e sábado. O acumulado de chuva em cinco dias fica entre 5 mm e 10 mm em SC e PR, enquanto que no território gaúcho o volume varia entre 20 e 50 mm, porém, para o noroeste e sudeste do RS, não há previsão de precipitações.
No geral, a geada tem potencial para prejudicar as lavouras de milho segunda-safra na porção centro sul do estado paranaense e oeste catarinense. O período mais seco favorece os trabalhos em campo e ajuda a diminuir o excesso de umidade no RS.
Comentários: