Autoridades do Judiciário, forças de segurança, entidades e representantes do poder público municipal se reuniram na quinta-feira (25), no Fórum de Engenheiro Beltrão, para discutir medidas de enfrentamento à violência doméstica e definir um plano de ações para o mês de março, em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. 

Participaram a diretora de Cultura Roseneide Cotha, o juiz Silvio Hideki Yamaguchi, representantes do Ministério Público, o sargento Edwin Sontag (PM), o delegado Fabrício Ortolan, o presidente da Câmara Roberto Toshimitsu Moriya (Japa Gás), a assistente social Viviam Gatto e a psicóloga Bianca Volante, além de representantes da Loja Maçônica, Ordem DeMolay, OEENBEL, Rotary Club, ACA e ACIEB.

A proposta é ampliar ações de conscientização, incentivo à denúncia e fortalecimento de medidas protetivas. O município destacou a Rede Protetora da Mulher, criada há dois anos e atendida via CRAS, como suporte às vítimas, reforçando que o combate depende de trabalho contínuo com escolas, igrejas, órgãos públicos, forças de segurança e sociedade civil.