Iniciou nesta segunda-feira, 26, a interdição da a ponte que fica localizada sobre o Rio Ivaí na PR-457, entre São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí, na região do Vale do Ivaí. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), o bloqueio total da via está previsto até 10 de outubro, ou seja, por 45 dias.
Assim, durante o período, condutores que utilizam a ponte precisam estar atentos às rotas alternativas. Segundo o DER, as rotas alternativas recomendadas são pela PR-317, passando por Floresta e Engenheiro Beltrão, ou pela PRC-466, passando por Borrazópolis e Lidianópolis.
A ponte entre São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí tem 300 metros de comprimento e 12,5 metros de largura, com duas faixas de rolamento e acostamento em ambos lados da pista.
Por que a ponte está interditada?
A interdição é necessária para a realização de obras. No local, será realizado o desmonte das cabeceiras da ponte, seguido pela execução de novos dispositivos de contenção, recomposição de aterro e implantação de novas lajes de transferência no encontro entre a ponte e as cabeceiras.
A medida é essencial devido ao rompimento parcial das contenções atuais das cabeceiras, sendo necessária a substituição, com celeridade, para evitar o agravamento da situação com as chuvas do final do ano. O DER/PR descartou a realização de reforço das contenções danificadas devido ao risco de escorregamento das cabeceiras durante estes serviços.
Os serviços na cabeceira farão parte de uma obra de reforma geral da ponte, já em andamento, que contempla reparos e recuperação da superfície das estruturas de concreto, novas barreiras de concreto, melhoria do sistema de drenagem de águas na ponte e cabeceiras, reparo do pavimento e substituição das juntas de dilatação, reforço da sinalização e instalação de dispositivos de segurança, limpeza e pintura, entre outros.
O investimento é de cerca de R$ 2 milhões e está incluso em um contrato de manutenção de 13 obras de arte especiais (OAEs) do Escritório Regional Vale do Ivaí da Superintendência Regional Norte do DER/PR.
Comentários: