Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Fênix, por meio da Secretaria do Turismo e Meio Ambiente, realiza uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico, com o objetivo de promover um destino correto de equipamentos sem uso.
O prefeito de Fênix, Junior Molina, lembrou que o descarte incorreto do lixo eletrônico, como o depósito em aterros sanitários, pode causar danos graves ao meio ambiente. Junior destacou a importância da ação e disse esperar que toda a população possa contribuir com esse cuidado ao meio ambiente, participando da campanha.
A campanha busca evitar que eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos sejam descartados de forma irregular, seja nas ruas, em terrenos baldios ou em áreas de proteção ambiental. Esses resíduos, além de conterem componentes como o alumínio, possuem substâncias tóxicas que, se não forem recicladas corretamente, podem prejudicar o meio ambiente.
Os moradores poderão entregar uma variedade de itens, como geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar, microondas, TVs, aparelhos de som, além de pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar, microcomputadores, laptops, celulares, tablets e outros.
A iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fênix, em parceria com o Rotary Club da cidade. O secretário César Toshiko reforçou a importância de separar corretamente o lixo eletrônico, explicando que, assim como separamos o lixo orgânico dos recicláveis, os resíduos eletrônicos também devem ser direcionados para um sistema de reciclagem adequado, devido às suas particularidades.
A destinação adequada dos materiais coletados será feita pelo município.
Comentários: