Os candidatos a vereador em Barbosa Ferraz vivem uma intensa expectativa para as eleições deste domingo, dia 06 de outubro. Este ano, a disputa para as nove cadeiras do Poder Legislativo municipal apresenta um cenário diferente em comparação às eleições de 2020. Uma das principais mudanças é que cada legenda pode concorrer com no máximo dez candidatos, respeitando a cota de 30% para candidatos de cada gênero.
Ao todo, oito partidos estão na disputa: PSD, MDB, Cidadania, União Brasil, Progressistas, Podemos, Republicanos e Solidariedade. Dentre esses, o União Brasil, o Progressistas e o PSD se destacam por também estarem envolvidos na disputa majoritária, o que pode lhes conferir a vantagem do voto de legenda.
Na eleição de 2020, foram contabilizados 6.538 votos válidos para a escolha dos vereadores, resultando em um coeficiente eleitoral de aproximadamente 726 votos por cadeira. Naquela ocasião, cinco partidos conseguiram eleger pelo menos um vereador, enquanto o PL e Cidadania, partidos também da disputa majoritária, com maior sobra, garantiram duas cadeiras cada, totalizando nove.
Para este ano, a situação pode ser mais complicada. Com oito partidos concorrendo, caso todos atinjam o coeficiente eleitoral, seriam garantidas de imediato oito cadeiras, deixando apenas uma para disputa entre os partidos que apresentarem as maiores sobras. Considerando que cada partido pode ter no máximo dez candidatos, é improvável que um único partido alcance 1.500 votos, o que facilitaria a conquista de duas cadeiras na primeira rodada.
O cenário atual mostra que, na prática, cada partido pode conquistar apenas uma cadeira, enquanto a última vaga se tornará um embate entre as principais legendas: PSD, Progressistas e União Brasil (majoritárias).
A expectativa é alta entre os candidatos a vereador em Barbosa Ferraz, cientes de que a disputa será acirrada e que cada voto poderá fazer a diferença para prefeito e principalmente na formação do novo Legislativo municipal.
Comentários: