Uma casa no centro da cidade, na rua Pernambuco, estava infestada de larvas do mosquito Aedes aegypti, o transmissor do vírus da dengue, do vírus causador da febre chikungunya e do Zika vírus.
O responsável pela residência acabou sendo internado - em observação - nesta segunda-feira (29), com sintomas de dengue. No hospital municipal foi feita a coleta de sangue do paciente para confirmação da doença através de exames de laboratório. Segundo informações da secretaria municipal de saúde, apesar de todos os sintomas e estar tomando soro, o paciente se encontra estável.
Quando os agentes da saúde chegaram na residência para fazer uma vistoria, na sexta-feira (26), se assustaram com a quantidade de larva do mosquito encontrada em uma caixa d’água que estava no quintal. Além disso, foi constatada a total falta de comprometimento do morador com os cuidados para evitar a proliferação do mosquito em outras áreas do imóvel. Segundo a secretaria de saúde, várias pessoas da região onde foi localizado o foco também procuraram o hospital apresentando sintomas de dengue e estão aguardando exames.
Os agentes de saúde tiveram que tomar a iniciativa e limpar a caixa d’água e minimizar a situação no imóvel. Mas o proprietário recebeu a notificação e providências posteriores deverão ser tomadas.
O secretário Leandro Mello disse que as equipes de saúde do município estão empenhadas em inibir o avanço da doença que já atinge vários municípios da região em situação epidêmica. Mello destacou o apoio de muitos moradores que estão atentos, mas também lamentou a irresponsabilidade de outros, que fazem pouco caso para o problema e colocam outros moradores e a si próprios em risco, numa doença que pode levar à morte.
Até o momento existe apenas um caso oficial, confirmado por exames, no município, mas muitos exames ainda não ficaram prontos e novos casos podem aparecer.
Comentários: