“Passar pano” em Engenheiro Beltrão parece ser a estratégia de apoiadores do prefeito Junior Garbim. Recentemente o presidente do Partido Podemos, Paulo H Valentin, que antes da eleição municipal era um feroz combatente contra ações da câmara de vereadores, que manteve de forma irregular um advogado acumulando sários de aposentadoria sendo servidor ativo, não parece ter a mesma disposição quando o caso envolve seu aliado político, Garbim. (O Podemos mostrou força política, fez parte da coligação do prefeito e elegeu dois vereadores).
Em um artigo escrito por ele (PHValentim) nesta quinta, cita: “Essa prática, embora legal em muitos casos, gera sérios impactos na gestão pública”. A questão é que não existe entre os cerca de 250 servidores aposentados da prefeitura casos dentro da lei. Todos estão sendo mantidos de forma ilegal pelo prefeito atual. Isso devido ao fato de o estatuto do servidor municipal deixar expresso no Artigo 40 da lei, que a aposentadoria é causa de vacância. Sendo assim, tanto os cerca de 200 aposentados antes da reforma da previdência (2019), quanto os cerca de 60 servidores aposentados que o prefeito ilegalmente manteve em seu mandato, estão ilegais, todos, sem exceção.
Pelo visto o prefeito conta com um enorme “escudo protetor”, no que parece ser a “República de Engenheiro Beltrão", onde o que vale para um não vale para todos, nesse caso me refiro ao que sofreu o advogado da câmara (para ele os rigores da lei, para o amigo do rei, nem tanto).
Para piorar a situação, que levanta sério questionamento, está o fato de que a proteção e omissão da câmara de vereadores pode ter uma razão. A possível proteção de um dos seus - o popular toma lá dá cá da velha política -, já que um dos nove vereadores, que também é servidor da prefeitura, está aposentado, acumulando salários de aposentadoria, da prefeitura e da câmara, três rendimentos caem em sua conta bancária todos os meses, isso sem contar as diárias de viagens quase que mensais (sem acessar o Portal da Transparência da prefeitura e da câmara, os rendimentos mensais totais devem ultrapassar tranquilamente os 10 k).
A reportagem da COLUNA enviou mensagens ao gestor, ele se recusa a responder e dizer como vai resolver tudo isso; o espaço continua aberto.
Observando o passado recente e a “guerra” contra a câmara municipal acampada pelo presidente do Podemos, percebe-se que o ditado popular de que “O pau que dá em Chico dá em Francisco", não vale para Engenheiro Beltrão.
Comentários: