O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (14) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Barbosa Ferraz surpreendeu nos indicadores educacionais onde o índice varia de 0 a 10.
Barbosa Ferraz conseguiu alcançar o mesmo índice conquistado pelo Estado do Paraná, que também registrou 6,7 pontos, superando inclusive a capital, Curitiba. Entre os 25 municípios da Comcam, Barbosa Ferraz ficou entre os 10 primeiros classificados com o melhor índice educacional, empatando com Campo Mourão. Nas disciplinas base, Barbosa Ferraz também alcançou a média, com 62 em português e 72 em matemática.
Para o MEC as metas da educação básica tem estabelecido alcançar 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), que é o valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
O prefeito Edenilson Miliossi, na manhã desta quinta-feira, dia 15, recebeu em seu gabinete e parabenizou a secretária municipal de Educação, Jovelina Cezar, ao anunciar que a educação municipal de Barbosa Ferraz conseguiu alcançar nota 6,7 no Ideb, ficando acima da média estabelecida pelo MEC.
O prefeito Miliossi fez questão de enaltecer o trabalho da secretária municipal de educação Jovelina, de todos os servidores que atuam ao lado dela nos diversos setores da educação, destacando também o empenho e o compromisso de todos os professores e educadores que trabalham diariamente com as crianças que são atendidas na educação municipal.
“Um trabalho sempre com muita união de todos os servidores e professores é que fez com que chegássemos nesse resultado”, disse o prefeito, que ainda lembrou que nos últimos anos a educação municipal recebeu vários investimentos, especialmente na capacitação profissional.
-
Na gestão do ex-prefeito Cesar, de 2005 a 2009, o Ideb do município ficou abaixo da média estabelecida pelo MEC, com números em todo o período, entre 2005 e 2008, de 4,1 e 4,9.
- Na gestão do ex-prefeito Arquimedes, entre 2009 e 2012, manteve-se a média de 5,3 e 5,5.
- Na gestão do ex-prefeito Gilson Cassol, de 2013 a 2016, a média ficou em 4,8 e 5,3.
-
Já na gestão do prefeito Edenilson Miliossi os índices da educação básica (Ideb) começaram a subir entre os anos de 2017 e 2023, quando ele assumiu o município, começando em 5,3, depois em 2019 subindo para 5,5, depois em 2021 para 5,6 e finalmente em 2023 chegando a 6,7.
Comentários: