O Detran do Paraná vai atualizar o exame prático para primeira habilitação e deixar de exigir a tradicional prova de baliza. Uma portaria estadual, alinhada às normas já definidas pelo governo federal, vai detalhar as novas regras. A avaliação passará a priorizar respeito à sinalização e à preferência, controle do veículo, arrancada, aceleração e frenagem, uso correto das setas e itens de segurança, entre outros critérios. A expectativa é reduzir o atual índice de reprovação, que gira em torno de 50%.

Outras mudanças já em vigor beneficiam bons condutores: motoristas sem pontos na CNH nos últimos 12 meses poderão renovar a habilitação automaticamente e sem custo, com emissão gratuita da CNH digital, com restrições para maiores de 50 e 70 anos.

O exame teórico passou de 50 para 60 minutos, com ajustes para candidatos com dislexia, TDAH ou TEA e redução do número mínimo de acertos. Houve ainda diminuição da carga horária mínima de aulas práticas, permissão para instrutores autônomos nas categorias A e B, fim do prazo máximo de 12 meses para concluir o processo e possibilidade de optar apenas pela CNH Digital, tornando o documento impresso facultativo.