ColunaNews

MENU

Notícias / Política

CORUMBATAÍ DO SUL: Com alta popularidade, Xandão pode repetir o feito de 2020. Caso seja candidato único, basta maioria simples

Em dezembro de 2023, levantamentos já mostravam Xandão com 80% de popularidade, o que pode ter aumentado com acontecimentos recentes

CORUMBATAÍ DO SUL: Com alta popularidade, Xandão pode repetir o feito de 2020. Caso seja candidato único, basta maioria simples
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante os últimos dias a notícia da possibilidade do prefeito de Corumbataí do Sul ser o candidato único nas eleições municipais deste ano ganhou repercussão, isso pelo fato de Alexandre Donato, o Xandão, conseguir ter fechado uma grande aliança em torno de seu nome, ficando apenas o Partido dos Trabalhadores (PT) para decidir se também irá se unir à aliança em torno do prefeito que vai para a reeleição. Além dos outros pré-candidatos a vereador, filiados aos partidos da aliança partidária, os nove vereadores da atual legislatura fecharam apoio a Xandão. 

A popularidade do prefeito continua em alta, o que deve acabar refletindo também sobre as intenções de voto com o início da campanha que começa na segunda quinzena de agosto, após as convenções partidárias. 

A possibilidade da presença de um grupo adversário, ao que tudo indica, não deve reverter a vantagem do atual prefeito. Uma pesquisa de opinião, coletada e divulgada em dezembro de 2023, mostrou que Xandão já alcançava 82% contra o segundo colocado, com 7%, além de outros dois nomes colocados no cenário, que atingiram em dezembro de 2023 apenas 3%, além de brancos e nulos.

Além disso, até dezembro de 2023, a avaliação da administração se manteve em alta, com boa e ótima somando 81%:

Já em 2024, pesquisas de opinião só podem ser divulgadas caso registradas na justiça eleitoral, mas a expectativa é de que os números de dezembro não teriam sido alterados, já que uma série de acontecimentos, desde então, além de manter, podem ter aumentado a popularidade do prefeito, como um pacote de obras de infraestrutura e a recente festa do aniversário de 37 anos do município, que foi considerada um grande sucesso de organização e público. Os números são muito próximos do resultado das eleições de 2020, quando o atual prefeito foi eleito. 

Na última eleição municipal, em 2020, apenas 14 municípios no estado do Paraná tiveram candidatura única para prefeito e vice. Os municípios que tiveram candidato único foram: Moreira Sales, Catanduvas, Juranda, Santa Cruz de Monte Castelo, Francisco Alves, Pranchita, Santana do Itararé, Cafezal do Sul, Indianópolis, Salgado Filho, São José das Palmeiras, Rancho Alegre, Bom Sucesso do Sul e Corbélia. 

A lei eleitoral não condiciona a validade da eleição ao comparecimento de um quantitativo mínimo de eleitores para votar. Só haverá uma segunda eleição se o candidato único não obtiver sequer um voto, sendo assim o candidato a prefeito e vice serão eleitos por maioria simples. 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )