Nesta segunda-feira, 31 de março, aconteceu a sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores de Barbosa Ferraz, onde o Plenário Aniceto Garcia estava mais uma vez lotado com servidores municipais que vieram prestigiar a sessão e aguardar o desfecho final sobre o Projeto de Lei que concede reajuste anual a todos os servidores públicos municipais. O projeto já havia sido aprovado em segunda discussão após o recesso de Carnaval, mas sua sanção estava pendente devido a um impasse com uma emenda que foi vetada pelo prefeito Carlos Caxão. Com isso, a lei que concede o reajuste será sancionada, com pagamento retroativo a 1º de janeiro de 2025, sem prejuízos aos servidores.
Os vereadores autores da emenda, professor Luciano e José Augusto Macedo, fizeram esclarecimentos sobre a questão durante a sessão, que resultou na pacificação do assunto. Além disso, foram lidas respostas do Executivo a diversos ofícios, do 126 ao 129, com solicitações dos vereadores Fabrício de Sá, Lucas Andrade Teixeira, professor Luciano Soares de Souza e Valdir Paes da Costa, sobre diferentes solicitações.
Um outro ponto em destaque foi uma representação protocolada pela advogada Fátima Aiache Pegoraro, que não concordava com um pronunciamento do vereador José Augusto Macedo na sessão anterior. Macedo, por sua vez, reafirmou sua posição sobre a imunidade parlamentar ao se manifestar.
Novos ofícios foram apresentados, incluindo pedidos para a instalação de cercas no parquinho do Parque do Lago (Vereador Hamilton César de Oliveira), e a revitalização da Praça do Santuário Santa Rita de Cássia (Vereador Luciano Soares de Souza). Também foi encaminhado para as comissões da casa um projeto de lei que institui o “Kit Lanche” aos pacientes do SUS que realizam exames e consultas fora do município (autoria de Luciano Soares de Souza).
Durante a sessão, dois projetos de lei foram votados: o Projeto de Lei nº 009/2025, que declara a Associação dos Agricultores e Pecuaristas do Bairro do Lontrinha como de utilidade pública municipal (de autoria dos vereadores Hamilton César de Oliveira e Lucas Andrade Teixeira - votado em definitivo - agora segue para sanção do prefeito Carlos Caxão), e em primeira discussão o Projeto de Lei nº 011/2025, que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar (de autoria dos vereadores André de Souza, Fabrício de Sá e Valdecir José Moretti), ambos aprovados por unanimidade.
Ao final da sessão, o presidente da Câmara, vereador André de Souza (Dedé), agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho sendo realizado na legislatura, incentivando a comunidade a acompanhar as atividades do legislativo.
Comentários: