ColunaNews

Terça-feira, 29 de Abril de 2025
pmbf
pmbf

Política

Câmara de Barbosa Ferraz aprova projeto, mantém veto e discute requerimento durante sessão ordinária desta segunda (15)

Foi aprovado por unânimidade um requerimento solicitando ao prefeito municipal informações sobre o PSS/Concurso de 2018, de responsabilidade da gestão anterior, junto ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura.

Por Claudiney rato
Por Por Claudiney rato
Câmara de Barbosa Ferraz aprova projeto, mantém veto e discute requerimento durante sessão ordinária desta segunda (15)
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na noite desta segunda-feira (15), o plenário da Câmara Municipal de Barbosa Ferraz realizou mais uma sessão ordinária com análise de pautas relevantes para o município, incluindo projeto de lei, veto e requerimentos de informação.

Entre os destaques, foi aprovado em primeira discussão e por unanimidade o Projeto de Lei 015/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a cessão de uso à Secretaria de Estado da Educação (SEED), em regime de dualidade administrativa, do prédio público da Escola Municipal do Campo Arthur Costa e Silva, localizada no Distrito de Paraíso do Sul.

Também foi aprovado, sem votos contrários, o Requerimento 014/2025, protocolado pelo vereador Valdir Paes da Costa, solicitando ao prefeito municipal informações sobre o PSS/Concurso de 2018, junto ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura.

Publicidade

Leia Também:

Em votação mais debatida, os vereadores mantiveram, por 6 votos a 3, o veto do prefeito municipal ao Projeto de Lei 003/2025, de autoria do vereador Fabrício de Sá, que tratava do acesso a medicamentos à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol (CBD/THC) no âmbito da saúde municipal.

Leitura de Ofícios e Indicações

O primeiro secretário Valdecir José Moretti realizou a leitura de diversos ofícios recebidos do Executivo (nº 163 a 168/2025), com respostas a solicitações dos vereadores Fabrício de Sá, Valdir Paes da Costa e Professor Luciano.

Também foram apresentadas indicações, entre elas:

  • Indicação 008/2025 – de autoria do vereador Fabrício de Sá, sugerindo ao Executivo projeto de práticas esportivas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Requerimentos e Solicitações

Durante a sessão, diversos ofícios foram protocolados pelos vereadores, destacando-se:

  • Valdir Paes da Costa: solicitações ao Governo do Estado e ao Executivo Municipal para aquisição de veículos utilitários, envio da Carreta do Conhecimento (curso de confecção), calçadas na Vila Bento, entre outras ações.

  • Valdecir José Moretti: instalação de ponto de ônibus na Av. Paraná, próximo à subestação da Copel.

  • Hamilton César de Oliveira: pedido de iluminação nos campos do Complexo Esportivo.

  • Professor Luciano: pedidos ao executivo de doação de terreno para associação de moradores de Paraíso do Sul, terraplanagem no Paraíso do Sul para instalação de quadra de areia, e limpeza às margens da PR-462, solicitado ao DER/PR.

Uso da Tribuna

Cinco vereadores fizeram uso da palavra durante a sessão, debatendo temas diversos, como ações do Executivo atual e gestão anterior, e pontos importantes sobre o requerimento do vereador Valdir Paes, que trata sobre informações relacionadas a contrato de concurso temporário em 2018, pela gestão anterior.

Ao encerrar os trabalhos, o presidente da Câmara, vereador André de Souza (Dedé), anunciou que, devido ao feriado de Tiradentes, a próxima sessão ordinária será realizada excepcionalmente na terça-feira, 22 de abril. Dedé também destacou a importância do debate democrático e reforçou que o Legislativo municipal mantém sua independência em todas as decisões, mesmo quando o clima político se torna mais acalorado.

Comentários:
PMBF
PMBF
Construsul
Construsul