Na noite desta segunda-feira (15), o plenário da Câmara Municipal de Barbosa Ferraz realizou mais uma sessão ordinária com análise de pautas relevantes para o município, incluindo projeto de lei, veto e requerimentos de informação.
Entre os destaques, foi aprovado em primeira discussão e por unanimidade o Projeto de Lei 015/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a cessão de uso à Secretaria de Estado da Educação (SEED), em regime de dualidade administrativa, do prédio público da Escola Municipal do Campo Arthur Costa e Silva, localizada no Distrito de Paraíso do Sul.
Também foi aprovado, sem votos contrários, o Requerimento 014/2025, protocolado pelo vereador Valdir Paes da Costa, solicitando ao prefeito municipal informações sobre o PSS/Concurso de 2018, junto ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura.
Em votação mais debatida, os vereadores mantiveram, por 6 votos a 3, o veto do prefeito municipal ao Projeto de Lei 003/2025, de autoria do vereador Fabrício de Sá, que tratava do acesso a medicamentos à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol (CBD/THC) no âmbito da saúde municipal.
Leitura de Ofícios e Indicações
O primeiro secretário Valdecir José Moretti realizou a leitura de diversos ofícios recebidos do Executivo (nº 163 a 168/2025), com respostas a solicitações dos vereadores Fabrício de Sá, Valdir Paes da Costa e Professor Luciano.
Também foram apresentadas indicações, entre elas:
- Indicação 008/2025 – de autoria do vereador Fabrício de Sá, sugerindo ao Executivo projeto de práticas esportivas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Requerimentos e Solicitações
Durante a sessão, diversos ofícios foram protocolados pelos vereadores, destacando-se:
- Valdir Paes da Costa: solicitações ao Governo do Estado e ao Executivo Municipal para aquisição de veículos utilitários, envio da Carreta do Conhecimento (curso de confecção), calçadas na Vila Bento, entre outras ações.
- Valdecir José Moretti: instalação de ponto de ônibus na Av. Paraná, próximo à subestação da Copel.
- Hamilton César de Oliveira: pedido de iluminação nos campos do Complexo Esportivo.
- Professor Luciano: pedidos ao executivo de doação de terreno para associação de moradores de Paraíso do Sul, terraplanagem no Paraíso do Sul para instalação de quadra de areia, e limpeza às margens da PR-462, solicitado ao DER/PR.
Uso da Tribuna
Cinco vereadores fizeram uso da palavra durante a sessão, debatendo temas diversos, como ações do Executivo atual e gestão anterior, e pontos importantes sobre o requerimento do vereador Valdir Paes, que trata sobre informações relacionadas a contrato de concurso temporário em 2018, pela gestão anterior.
Ao encerrar os trabalhos, o presidente da Câmara, vereador André de Souza (Dedé), anunciou que, devido ao feriado de Tiradentes, a próxima sessão ordinária será realizada excepcionalmente na terça-feira, 22 de abril. Dedé também destacou a importância do debate democrático e reforçou que o Legislativo municipal mantém sua independência em todas as decisões, mesmo quando o clima político se torna mais acalorado.
Comentários: