De todos os candidatos a vereador na eleição deste ano, apenas quatro deles são ex-vereadores do município, dois deles já foram condenados pela justiça e um teve o mandato cassado. Ao todo foram registradas 75 candidaturas, 50 homens e 25 mulheres. Dos nove atuais vereadores, oito concorrem à reeleição. O vereador Dametto desistiu.
Quatro ex-vereadores estão tentando retornar ao Poder Legislativo:
- Professor Luciano Soares de Souza (PP)
- Elson Zacarias (Republicanos)
- Clarice do Nikita (Cidadania)
- Drª Fátima Pegoraro (Cidadania)
Dos quatro ex-vereadores, dois candidatos da coligação da candidata Marinalva Carvalho (PP) já foram condenados pela justiça:
-
Professor Luciano (PP) foi condenado em primeira e segunda instâncias por corrupção, relacionado ao desvio de recursos da câmara por meio de diárias de viagem. Em 2020, o professor Luciano assinou um TAC - Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público assumindo o desvio, mas após não cumprir o TAC ele acabou condenado em primeira e segunda instância. Apesar das condenações, ele manteve seus direitos políticos e conseguiu registrar sua candidatura nas eleições deste ano.
-
Elson Zacarias (Republicanos) foi condenado por falso testemunho em uma ação na justiça do trabalho. Após a condenação definitiva, ele perdeu seus direitos políticos e teve seu mandato cassado, sendo o primeiro vereador do município a enfrentar essa situação. Na época, foi afastado após ofício do Ministério Público e do Poder Judiciário que levou a sua cassação em plenário, e o então vice-presidente, Julielton dos Paços, assumiu a direção do Poder Legislativo.
Os eleitores escolherão o prefeito, vice-prefeito e vereadores nas próximas eleições municipais, que acontece no próximo dia 06 de outubro.
Comentários: