ColunaNews

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025
pmbf
pmbf

Cidades

Barbosa Ferraz: Lula assina desapropriação da antiga Fazenda São Paulo e assentamento Irmã Dorothy finalmente é entregue à reforma agrária

A área de terras será dividida em 60 lotes, com divisão de 3 a 5 alqueires para cada família rural

Por Claudiney rato
Por Por Claudiney rato
Barbosa Ferraz: Lula assina desapropriação da antiga Fazenda São Paulo e assentamento Irmã Dorothy finalmente é entregue à reforma agrária
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A antiga Fazenda São Paulo, no município de Barbosa Ferraz, finalmente se transformou em um assentamento rural após quase duas décadas de espera, em um processo de desapropriação que inclui também os sítios Serrinha e Garcia. No caso da área de Barbosa Ferraz, a desapropriação se dá pelo "interesse social".

Nesta sexta-feira (7), Lula assinou, em Campo do Meio (MG), a formalização da reforma agrária, beneficiando milhares de acampados em todo o Brasil. O acampamento Irmã Dorothy, que atualmente abriga 33 famílias, será ampliado para incluir mais 27 famílias, totalizando 60 famílias que farão parte do novo assentamento. Cada família receberá um lote de terra, variando entre 3 a 5 alqueires.

Os acampados de Barbosa Ferraz (Irmã Dorothy), hoje, em um dia de celebração, aguardavam com ansiedade e expectativa diante da sede principal da propriedade, a assinatura do presidente, marcada como um momento histórico que põe fim há anos de espera. A assinatura oficial aconteceu por volta das 12h30. Com a desapropriação, o antigo proprietário da fazenda será indenizado pelo governo federal.

Publicidade

Leia Também:

Durante o evento em Barbosa Ferraz também estavam presentes, à convite, o atual prefeito Carlos Caxão (PSD), o ex-prefeito Miliossi (PL), o presidente da câmara Dedé, o vereador Ninho Moreti (Podemos), e a ex-vereadora professora Vânora, além do secretário de meio ambiente Eduardo Sanches, do secretario de obras rurais Márcio Fukuro e do representante do IDR/PR Marcelo Agenciano. 

A decisão do presidente Lula faz parte do Programa Terra da Gente, que visa promover a reforma agrária e garantir o acesso à terra para trabalhadores rurais, especialmente aqueles representados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST). 

Este ato é também um ganho importante para o município de Barbosa Ferraz, que além de receber outras famílias que serão beneficiadas, garante a essas famílias ainda mais dignidade e novos espaços na comunidade, abrindo novas possibilidades para os pequenos produtores que serão atendidos e poderão fazer parte de todos os programas em favor da agricultura familiar no município.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Claudiney Costa (@colunadorato)


Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Construsul
Construsul