ColunaNews

Sabado, 15 de Marco de 2025
pmbf
pmbf

Política

Barbosa Ferraz: Condenado por improbidade, professor Luciano terá candidatura "Sub Judice" até julgamento de recurso do Ministério Público

Do mesmo partido e um dos principais aliados de Marinalva Carvalho nas eleições deste ano, Luciano aguarda decisão de recurso do MP/PR junto ao TJ/PR

Claudiney Costa (rato)
Por Claudiney Costa (rato)
Barbosa Ferraz: Condenado por improbidade, professor Luciano terá candidatura
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O professor Luciano Soares de Souza, pré-candidato a vereador pelo partido Progressista, e um dos principais aliados de Marinalva Carvalho, e do mesmo partido, corre risco nas eleições municipais deste  ano após o Ministério Público do Paraná, junto ao Tribunal de Justiça, entrar com recurso contra uma decisão que beneficiou Soares ao manter os direitos políticos dele. O ex-vereador de Barbosa Ferraz foi condenado por ato de improbidade administrativa, acusado de enriquecimento ilícito através do uso ilegal de diárias de viagem para Curitiba, no período em que era vereador, entre 2009 e 2012.

O julgamento do recurso está marcado para acontecer em sessão virtual entre os dias 02 e 06 de setembro. Com isso, ainda que registre a candidatura para o cargo de vereador nas eleições deste ano, o registro da candidatura do professor Luciano Soares de Souza deverá ficar “Sub judice”, até decisão do recurso pela 5ª Câmara Cível do TJ/PR. 

Em julgamento em maio deste ano, o Tribunal de Justiça manteve a condenação por improbidade e a devolver os recursos desviados, mas decidiu por não retirar os direitos políticos de Soares por 8 anos. O Ministério Público não concordou com a decisão e  recorreu por meio de embargos de declaração, um tipo de recurso que tem como objetivo atacar decisões judiciais que sejam omissas, contraditórias, obscuras ou que apresentem algum tipo de erro material.

Publicidade

Leia Também:

Luciano Soares foi condenado pela justiça comarca de Barbosa Ferraz por ato de improbidade administrativa ao ser comprovado o desvio de recursos financeiros da Câmara Municipal  (cerca de 8,3 mil reais) quando ocupava o cargo de vereador e acabou condenado por enriquecimento ilícito. Na decisão de primeira instância, resultante de uma ação movida pelo Ministério Público, Luciano foi condenado a devolver todo o valor desviado, pagar uma multa equivalente ao dobro do valor desviado, e teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.

Aliados

Principal representante até 2023 do partido Progressistas (PP) de Barbosa Ferraz, o professor Luciano Soraes de Souza e Marinalva Carvalho se uniram para as eleiçõess deste ano. Marinalva Carvalho, que é pré-candidata a prefeita, com apoio de Soares se tornou a atual presidente do PP de Barbosa Ferraz. 

 

 

Comentários:
PMBF
PMBF
Construsul
Construsul