A Prefeitura de Barbosa Ferraz realizou recentemente um arrastão da dengue, resultando na coleta de 19 toneladas de materiais que poderiam contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação foi promovida pela gestão do prefeito Carlos Caxão (PSD) e pela Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação do secretário Leandro Mello, com apoio das secretarias de Obras (PC Peternelli) e Meio Ambiente (Eduardo Sanches).
A campanha começou com a divulgação e conscientização da população, que recebeu sacos plásticos para a separação dos materiais. Na sequência, equipes da prefeitura realizaram o recolhimento dos itens descartados pelos moradores.
O secretário de Saúde, Leandro Mello, considerou o primeiro arrastão do ano um sucesso, destacando o apoio do prefeito Carlos Caxão e da Secretaria de Administração, sob a direção de Fábio Caparroz. Ele também agradeceu aos servidores envolvidos e à população pela participação ativa na iniciativa.
O período chuvoso tem contribuído para o aumento dos casos de dengue no município. Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, Barbosa Ferraz registrou 16 casos confirmados, um aumento de quatro casos em relação ao início do mês, quando havia 12 ocorrências.
Diante dessa situação, a gestão municipal já planeja um novo mutirão de combate à dengue, com data a ser definida e divulgada em breve.
Comentários: