Alexandre Curi, deputado que na região tem como aliados os prefeitos Xandão, de Corumbataí do Sul, e Neno Molina, de Fênix, será o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). Os dois prefeitos comemoram a nova posição de Curi na capital do estado do Paraná, o que deve garantir maior representatividade aos dois municípios em Curitiba.
A chapa "Fortalecimento e União do Poder Legislativo foi a única inscrita, garantindo a Curi a presidência após cinco mandatos seguidos de Ademar Traiano. A eleição foi marcada para esta segunda-feira (12), com o mandato da mesa diretora durando até 31 de janeiro de 2027.
A 1ª vice-presidente será a deputada Flávia Francischini (União Brasil). Delegado Jacovós e Moacyr Fadel ocupam a 2ª e 3ª vice-presidência. O segundo cargo mais importante da Mesa Diretora, o de 1º secretário, será ocupado pelo deputado cascavelense Gugu Bueno (PSD), que ocupava a posição de vice-líder do Governo Ratinho Júnior na Alep. As demais secretarias ficarão com: Maria Victoria (PP), Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT).
Perfil dos principais membros da chapa:
-
Alexandre Curi: Neto de Aníbal Khury, ex-presidente da ALEP, Alexandre foi o deputado mais votado do Paraná nas eleições de 2022, com 237.033 votos.
-
Gugu Bueno: Natural de Cascavel, formado em Direito pela Universidade Paranaense, Gugu foi o presidente mais jovem da Câmara Municipal de Cascavel. Nas eleições de 2022, ele se elegeu como deputado estadual com 44.852 votos.
A composição da mesa diretora segue a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares, conforme o Regimento Interno da Assembleia.
Comentários: